Meu Rio Grande Do Sul,palco de lutas e vitórias,de uma gente guerreira,onde corre o sangue herói de farrapos.Onde em qualquer rancho, se você gritar um -hó de casa,ouvira um- se aprochegue,e um convite para entrar na roda de um bom amargo.
Nos pampas e coxilhas,verás gaúchos pilchados de larga bombacha , com seu cavalo pingo e seu cusco amigo colocando boi na invernada. E depois da lida num galpão,com fogo de chão,protegido do vento minuano, peão e patrão,chuimareando um mate amargo e churrasqueando um costelão,contando causos e dedilhando gaitas.
Rio grande do sul terra de prendas bonitas e guerreiras, de gente amiga;escolhida pelos europeus para ser sua querência amada,que mesclou seus olhos azuis,transformando o rio grande num mundo grande do sul,com diferentes tradições e iguarias campeiras .Terra de plantações de trigo,caminhões cheios de milho e soja,serras com sua uva que nos dão o vinho.Terra de Mario Quintana e de Getúlio Vargas ,grande presidente brasileiro.E dos chamamés nas bailantas do rincões.
Sou brasileira de coração ,gaucha de tradição,cada palavra que á ti dedico meu Rio Grande é uma homenagem pela terra tão farta e boa acolhida que recebi e que fazem de ti um mundo grande do sul .
E as mãos amparam o pensamento
-
As horas deslizam rapidamente
como se me sulcassem a pele
pelos montes e vales da minha existência
são fissuras consumidas
de um vento soalheiro de mem...
Há 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário